O Reino Vindouro (Parte 1)

Por Dr. Andy Wood

A Confusão Evangélica

O mundo evangélico contemporâneo está engolido na ideia de que a igreja está atualmente vivendo o reino messiânico. A ideia do “reino” pode ser desconcertante, especialmente tendo em conta como este termo é vagamente banido pelos evangélicos de hoje. Muitos ministérios transmitem a noção de que o reino é estritamente uma realidade espiritual e presente, indicando que eles estão “expandindo o reino” através dos seus esforços evangelísticos e missionários. Mesmo os ativistas políticos cristãos argumentam por vezes que estão “trazendo o reino”.

Tais fatores teológicos do “reino agora” estão em destaque nos escritos de vários escritores da Igreja Emergente. Doug Pagitt proclama: “E deixem-me dizer-lhes que a linguagem ‘Reino de Deus’ é realmente grande na igreja emergente”[1] Brian McClaren ecoa:

Ele selecionou 12 e treinou-os num novo modo de vida. Ele enviou-os para ensinar a todos este novo modo de vida… Mesmo que apenas alguns praticassem este novo modo de vida, muitos se beneficiariam. As pessoas oprimidas seriam livres. As pessoas pobres seriam libertas da pobreza. As minorias seriam tratadas com respeito. Os pecadores seriam amados, não ressentidos. Os industrialistas perceberiam que Deus cuida dos pardais e lírios – por isso as suas indústrias deveriam respeitar, e não violar, o ambiente. Os sem-teto seriam convidados a participar de uma refeição quente. O reino de Deus viria – não de repente, mas gradualmente como uma semente a crescer num campo, como fermento a espalhar-se num pedaço de massa de pão, como luz a espalhar-se pelo céu ao amanhecer.[2]

McClaren observa ainda: “Se o Apocalipse fosse um projeto de futuro distante, teria sido ininteligível para os seus leitores originais… À luz disto, o Apocalipse torna-se um livro poderoso sobre o reino de Deus aqui e agora, disponível para todos”. [3]

Pré-visualização da série

Porque é que tantos parecem acreditar que o reino messiânico já se materializou? Haverá uma base bíblica para tal crença? Devido ao domínio da teologia do reino agora no pensamento evangélico moderno, justifica-se um novo olhar bíblico sobre a noção do reino. Para este fim, iniciamos uma longa série sobre o tema do reino. Esta série procurará atingir quatro objetivos. Primeiro, o ensinamento bíblico sobre o reino de Deus será examinado desde o Gênesis até ao Apocalipse. Só uma análise assim nos permitirá captar a mente de Deus sobre este importante assunto. Em segundo lugar, esta série apresentará alguns problemas gerais com uma interpretação do “reino agora” baseada no Novo Testamento. Terceiro, esta série irá examinar os textos isolados do Novo Testamento que os teólogos do reino agora usam e mostrar a sua insuficiência para transmitir a teologia do reino agora. Em quarto lugar, esta série notará porque é que esta tendência de equiparar a obra atual de Deus na igreja com o reino messiânico é um assunto com o qual os crentes devem preocupar-se, uma vez que esta teologia altera radicalmente o desígnio de Deus para a igreja.

Uma Distinção Importante

No início, deve ser feita uma distinção entre o reino universal e o reino teocrático (ou mediador). Tal distinção justifica-se uma vez que alguns versículos apresentam o reino como em estado de existência perpétua (Sal. 93.1-2) enquanto outros indicam que o reino será uma realidade futura (Dan. 2.44). Além disso, alguns versículos retratam o reino como universal em alcance (Sal. 103.19) enquanto outros versículos retratam o reino como terrestre (Dan. 2.35, 44-45). Além disso, alguns versículos apresentam o reino como sendo diretamente governado por Deus (Dan. 4.17) enquanto outros versículos retratam o reino como sendo indiretamente administrado por Deus através de um agente humano (Sal. 2.6-9). Assim, o reino universal é eterno, abrangente, e sob o governo direto de Deus. Em contraste, o reino teocrático é futurista, terreno e sob o governo indireto de Deus[4]. A maioria das convicções teológicas concorda que o reino universal de Deus é uma realidade atemporal existente até à hora presente. Contudo, o desacordo teológico está relacionado com a alegada manifestação presente do reino teocrático. Assim, o foco desta série não será sobre o reino universal geralmente reconhecido, mas sim sobre o que a Bíblia ensina a respeito do reino teocrático.

O Gênesis Primitivo e o Reino

A história bíblica do reino começa tão cedo quanto o Jardim do Éden. Aqui, Deus colocou Adão e Eva numa posição de autoridade sobre a criação de Deus. Gên. 1.26-28 diz: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra”. É de notar que Adão e Eva receberam autoridade sobre o reino físico (peixes, aves, seres vivos que se movem sobre a terra). Aqui, a providencia de Deus para que o primeiro casal da humanidade governasse a criação de Deus em nome de Deus. O termo técnico para esta hierarquia é o cargo de Administrador Teocrático. Este termo refere-se simplesmente a alguém que governa em nome de Deus. Em outras palavras, Deus governou o mundo indiretamente através do primeiro Adão.

No entanto, Satanás rapidamente tomou a forma de uma serpente com o objetivo específico de perverter e reverter esta hierarquia divinamente ordenada. Em vez de governar o mundo físico para Deus, Adão e Eva foram influenciados pela criação (a serpente) a rebelar-se contra Deus (Gên. 3). Tal rebelião representou uma inversão de cima para baixo da intenção original de Deus para o cargo de Administrador Teocrático. O sucesso de Satanás em incitar esta rebelião retirou efetivamente o cargo de Administrador Teocrático da terra, uma vez que Satanás se tornou o governante do mundo (Luc. 4.5-8; Jo. 12.31; 14.30; 16.11; 2Cor. 4.4; Ef. 2.2). Qual é então a linha da história da Bíblia? É a forma como este ofício é restaurado através do reino messiânico. Tal como Deus Pai tencionava originalmente governar indiretamente o mundo físico através do primeiro Adão, Ele governará um dia o mundo através do último Adão ou Deus, o Filho.

A restauração do reino físico ou do ofício de Administrador Teocrático como tema predominante da Bíblia tem sido reconhecida por numerosos teólogos. Note a explicação de Charles Ryrie:

Porque é necessário um reino terreno? Ele não recebeu a Sua herança quando foi criado e exaltado no céu? Não é o atual domínio dele a herança dele? Porque é que é necessário um reino terreno? Porque Ele deve ser triunfante na mesma arena em que aparentemente foi derrotado. A rejeição dele por parte dos governantes deste mundo estava nesta terra (1Cor. 2.8). A exaltação dele deve também estar nesta terra. E assim será quando Ele vier novamente a governar este mundo em justiça. Ele esperou muito pela Sua herança; em breve a receberá.[5]

O falecido Dr. Harold Hoehner do Seminário Teológico de Dallas costumava aterrorizar os estudantes de doutoramento durante os exames orais, perguntando-lhes como defenderiam a noção de um futuro reino terreno a partir das Escrituras. Os estudantes nervosos começavam normalmente com o Ap. 20.1-10, que fala do futuro reino de Cristo de um milênio. Hoehner pediria então ao estudante que encontrasse uma referência bíblica anterior sobre o reino vindouro. Os estudantes iam então tipicamente primeiro a Paulo, depois a Cristo, depois aos profetas, e finalmente aos pactos (definidos mais tarde) para encontrar apoio bíblico para o reino vindouro. Quando Hoehner pediu novamente algo mais anterior, o estudante era forçado a voltar a Gênesis 1. O professor erudito estava simplesmente tentando fazer com que os seus estudantes compreendessem que o tema de um futuro, reino terreno, começa na primeira página da Bíblia. Um dia, Deus Pai restaurará o que foi perdido no Éden. Ele governará novamente o mundo indiretamente através de um intermediário humano. Este intermediário humano não será o Adão original, mas sim o último Adão ou o único Deus-homem Jesus Cristo que é o segundo membro da Trindade.

A seita mãe-filho

O próximo grande lugar na palavra de Deus que fala da realidade de um futuro reino messiânico são aquelas seções que revelam os pactos de Deus com a Sua nação especial Israel. É útil compreender porque é que Deus criou e celebrou um pacto com Israel. De acordo com a tradição, Ninrode, o líder da rebelião na Torre de Babel (Gên. 10.8-9), e a sua esposa Semírames tornaram-se os fundadores da religião misteriosa conhecida como a seita da mãe-filho. O seu filho Tamuz, nascido através de uma suposta concepção milagrosa, foi morto por um animal selvagem e miraculosamente ressuscitado. Este acontecimento levou à adoração da mãe (Semírames) e da criança (Tamuz). Quando Deus confundiu as línguas em Babel, consequentemente, dando origem a múltiplas etnias (Gên. 11.1-9), esta seita mãe-filho foi exportada para todas as culturas que se seguiram. Embora os nomes da mãe e da criança tenham sido mudados de cultura para cultura, estas religiões ainda simbolizavam o mesmo sistema religioso idólatra que começou em Babel. Na Assíria, a mãe era Ishtar e a criança era Tamuz. Na Fenícia, foi Astarote e Baal. No Egito, era Ísis e Osíris ou Hórus. Na Grécia, era Afrodite e Eros. Em Roma, foi Vênus e Cupido[6]. Dada a origem idólatra destas nações, Deus através de Abrão iniciou uma nova nação independente deste impacto universal em Babel. Esta nação, mais tarde chamada Israel (Núm 24.17), tornar-se-ia o Seu veículo de exportação das Suas bênçãos messiânicas para o mundo (Gên. 3.15; 12.3).

Traduzido em português por Ícaro Alencar de Oliveira. Rio Branco, Acre – 07/10/2020.

Fonte: https://www.pre-trib.org/articles/dr-thomas-ice/message/the-coming-kingdom-part-1/read


Notas:

[1] Citado em Roger Oakland, Faith Undone (Silverton, OR: Lighthouse Trails, 2007), 163.

[2] Brian McClaren, A Generous Orthodoxy (Grand Rapids: Zondervan, 2004), 111.

[3] Citado em Oakland, Faith Undone, 158.

[4] Charles C. Ryrie, Basic Theology (Wheaton: Victor Books, 1986), 397-98; Alva J. McClain, The Greatness of the Kingdom  (Grand Rapids: Zondervan, 1959), 19-21; Renald Showers, “Critique of Progressive Dispensationalism,” Friends of Israel National Conference (June 2003), 9-14.

[5] Ryrie, Basic Theology, 511.

[6] Alexander Hislop, The Two Babylons (reprint, New York: Loizeaux, 1959), 19-90; John Walvoord, “Revelation,” in Bible Knowledge Commentary, ed. Walvoord and Zuck (CO: Victor, 1983), 970.

Deixe um comentário